segunda-feira, 2 de março de 2009

A influência dos factores do meio no comportamento das plantas

A influência da temperatura

A variação da temperatura obriga as plantas a encontrarem soluções para poderem sobreviver.

- Plantas de folha caduca: perdem as folhas durante a estação fria sendo depois substituídas na estação favorável seguinte (exemplo: plátano, pereira, castanheiro, entre outras).








- Plantas de folha persistente: conservam sempre as suas folhas, independentemente da estação do ano (exemplo: oliveira, pinheiro).









A influência da humidade

No deserto, o clima é extremamente seco, existem as plantas xerófitas.
Estas plantas possuem raízes muito longas e extensas, que lhes permitem captar água a enormes distâncias, os seus caules são carnudos, para armazenarem água, e as suas folhas são pequenas, reduzidas a espinhos ou cobertas de pêlos, que evitam perdas excessivas de água pela transpiração.















No ambiente aquático, encontramos as plantas hidrófitas, que possuem raízes curtas e folhas de limbo muito largo, que flutuam.













A influência da luz

A luz é indispensável ao desenvolvimento das plantas, que a utilizam como fonte de energia para elaborarem os seus alimentos.

As plantas apresentam diferentes reacções e necessidades de luz: existem aquelas que para viverem precisam de muita luz e as que preferem viver em locais com pouca luz. No meio aquático a luz também é muito importante, embora a partir de uma certa profundidade já não se encontram plantas, uma vez que a luz aí não chega.




















A capacidade de movimentação das plantas tem o nome de fototropismo, este pode ser:

- positivo: o movimento ocorre no sentido da luz (acontece com a maioria dos caules);


- negativo: o movimento ocorre no sentido contrário ao da luz (acontece na maioria das raízes).